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Como manter a equipe motivada

Pouco comprometimento, atraso na entrega de tarefas e baixa produtividade são só alguns deles. Especialistas ouvidos pelo Portal Sociedade de Negócios alertam, porém, que é possível motivar a equipe e inspirar os funcionários com atitudes simples.

Muitas vezes, a desmotivação acontece por causa da falta de transparência ou de desafios. “Deixar uma equipe sem desafios é o maior erro que uma empresa comete”, diz a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Jaqueline Almeida.

Jaqueline diz que a realização de uma pesquisa de clima organizacional e a busca por feedbacks constantes são fundamentais. “A grande questão é identificar quando o funcionário está começando a se desmotivar para facilitar a mudança da situação o quanto antes”, afirma.

Outra saída, diz ela, é fazer planos de avaliação de desempenho e planos de cargos e salários com regras e competências bem definidas. “O empreendedor deve evitar o clima de incerteza. Não estar ciente dos planos e objetivos da empresa é um fator primordial para a desmotivação e desmobilização, além do fato de a dúvida gerar, naturalmente, fantasias que, na maioria das vezes, são vistas muito mais para o lado negativo do que para o positivo.”

Diretoria deve estar próxima dos funcionários

Para o consultor de gestão de pessoas Eduardo Ferraz, as pequenas e médias empresas têm um diferencial importante com relação às grandes, quando o objetivo é incentivar os funcionários. Apesar de geralmente elas não terem recursos para pagar bônus e prêmios por desempenho, a proximidade com os funcionários é uma vantagem.

“O próprio dono da empresa pode ser a maior fonte de inspiração para seus funcionários. Se não existe dinheiro para contratar uma consultoria ou um palestrante, ele pode se reunir com os colaborares duas vezes por semana para dividir sua experiência”, sugere o consultor. Esse é um diferencial importante porque, nas grandes empresas, dificilmente o funcionário terá acesso direto aos diretores.

Da mesma forma, se faltam recursos para aumento de salário, as pequenas e médias empresas podem colocar suas fichas em outras estratégias que tendem a conquistar a simpatia dos funcionários. “Oferecer flexibilidade de horário, permitir que o funcionário saia mais cedo para fazer um curso, por exemplo”, ensina Ferraz.

Motive sua equipe!

1. Procure manter os líderes sempre bem perto dos colaboradores. O próprio dono da empresa pode dar palestras para orientar funcionários, contando a sua experiência.

2. Desafie a equipe com metas e novos projetos. Tenha certeza, porém, de que os desafios são possíveis de ser alcançados.

3. Faça pesquisas de clima organizacional e a busque feedbacks constantes. Dessa forma, fatores que possam causar desmotivação serão descobertos logo e poderão ser combatidos.

4. Dê ao colaborador uma perspectiva de crescimento na empresa, criando planos de carreira e salários transparentes.

5. Ofereça flexibilidade de horário aos funcionários. Esse é um diferencial difícil de ser encontrado em empresas maiores, o que vai fazer com o colaborador valorize a oportunidade.

6. Sempre termine uma crítica com demonstração de confiança.

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Como montar um bom curículo
Muitos profissionais ficam confusos na hora de elaborar um bom currículo, sendo que muitas dúvidas estão relacionadas ao conteúdo e disposição das informações. Pensando nisso, a Catho Online apresenta diversos modelos de currículos e destaca diferentes perfis, auxiliando o esclarecimento de algumas dúvidas.
 
O ideal é ter um currículo que mostre qual o seu perfil e, caso esteja procurando emprego em áreas diferentes, é recomendável criar um currículo específico para cada objetivo profissional. Assim, você garantirá a individualidade do seu currículo e fará dele uma ferramenta decisiva na busca por uma recolocação.
 
Através de nossos modelos de currículos, entenda como deve ser a base de um currículo e elabore o seu. Lembre-se que a única regra básica para todos é destacar as suas habilidades e pontos positivos. O currículo é o seu primeiro contato com o selecionador, ou seja, é a primeira impressão que ele terá de você.
 
Logo abaixo temos uma lista com diversos modelos de exemplos de currículos prontos para você aproveitar os exemplos e montar o seu.
 
Caso tenha interesse em ter um currículo mais estratégico e focado em sua carreira profissional, a Catho Online tem os Serviços de Apoio à Carreira. Neste departamento, profissionais especializados em gestão de carreira irão elaborar um novo currículo para você. Eles têm experiência na elaboração de mais de 8 mil currículos e a aprovação dos profissionais, que responderam na pesquisa de satisfação que tiveram 50% mais entrevistas de emprego após a utilização do novo currículo.

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Brasil bateu recorde de contratação em 2012

 

Segundo a pesquisa IBR 2013, da Grant Thornton, o resultado brasileiro fico bem acima da média global, que obteve 24%
 
 
SÃO PAULO - Mais de 42% das empresas no Brasil contrataram nos últimos 12 meses, o maior nível registrado desde 2009. Segundo a pesquisa IBR 2013 (International Business Report), da Grant Thornton, o resultado brasileiro fico bem acima da média global, que obteve 24%.
Com o desempenho, o País está na 5ª posição de contratação em 2012 entre 44 países e ficou atrás apenas da Índia, com 62% de empresas que contrataram, Turquia, 60%, Peru, 57%, e Chile, com 43% - todas economias emergentes.
Entre os últimos da lista, aparecem a Grécia e Espanha, que obtiveram resultado negativo no período analisado e continuam com um cenário pessimista com relação ao emprego. “Mesmo quatro anos após a crise ainda há uma grande parcela da população desempregada e sem uma definição clara ainda se os países da Zona do Euro sairão da atual situação ao longo do ano”, diz o Managing Partner da empresa, Paulo Sergio Dortas.
 
 
Para Dortas, é importante ainda destacar que este aumento ocorreu em um cenário de baixo crescimento do PIB e atraso nas principais obras do País. “Neste cenário é de se supor que, caso o Brasil consiga romper as barreiras que vem paralisando as iniciativas de infraestrutura, teremos em 2013 mais um ano de recordes”, disse.
Aumento salarial
O estudo ainda mostrou que 24% dos empresários brasileiros pretendem aumentar os salários dos seus funcionários acima da inflação em 2013. O percentual sobe para 88% quando se trata de elevações também em linha com a inflação.

“Para o Brasil, onde há cada vez mais uma escassez de mão de obra qualificada, uma tendência seria o de aumentos acima da inflação para as funções e cargos mais qualificados.”, avalia Dortas.

 

Estão entre os países que mais pretendem dar aumentos reais a seus empregados: Suécia, 42%, o Chile, 33%, a Tailândia, 27%, a Índia e o Peru, ambos com 26%. Na contramão aparecem a Irlanda e a Grécia, com 1%, e a Espanha, Itália e Dinamarca, com 3% dos empresários. “Os empresários tendem a aguardar mais definições sobre a situação econômica na Europa e Estados Unidos antes de definirem custos adicionais, além dos sinais de um melhor desempenho local em 2013”, completa Dortas

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Como manter o foco e a produtividade em mês de feriadão

A dica mais importante para conseguir realizar os objetivos em curto prazo é concentração

 

O feriado de Carnaval é um dos principais e mais longos do ano. Se por um lado a oportunidade é ótima para descansar ou cair na folia, aí depende do gosto e da disposição de cada um, por outro dá um arrepio de pensar em como conseguir realizar todos os compromissos e bater as metas em um mês que naturalmente já é mais curto.

A quinta-feira pós-carnaval, por exemplo, é o pior de todos os dias do ano para muitas pessoas. Além de ter que retomar o ritmo, é preciso correr atrás do prejuízo dos dias parados. Começar fazendo pequenas coisas, mas de forma focada e sequencial, é uma sugestão, pois isso dá ritmo ao dia e ajuda a colocar a mente em ordem.

Agora, a dica mais importante para conseguir realizar os objetivos em curto prazo é concentração. Falta de concentração limita a ação. Quando a mente está concentrada num único objetivo, somos capazes de reduzir em até 80% o tempo despendido. Interrupções nós temos a todo o momento, o problema é quando as pessoas se perdem nesse volume de informações e atividades que vão chegando e não conseguem dar conta das verdadeiras prioridades. Portanto, manter a mente focada numa única tarefa nos torna mais rápidos e eficientes.

Ao mesmo tempo, você precisará listar todas as prioridades do que realmente deve ser feito neste mês. Se algo for opcional ou não deve ser feito, ele deve ir para o mês seguinte. Comece com a primeira prioridade da lista, enquanto estiver executando essa prioridade, deixe o e-mail fechado, o navegador fechado, ou seja, foco no que está fazendo. Terminou? Ai sim, vai passear no e-mail, na Internet,etc.. se surgiu algo novo nessa passeada, transforma em prioridade e coloca na lista.

Sabendo se concentrar e planejar, o foco deverá ser reduzir as atividades urgentes (priorizando-as para que sejam eliminadas rapidamente), aumentar as tarefas importantes (que ajudam a reduzir as urgências e mantém você equilibrado) e eliminar as circunstanciais (aprendendo a dizer não ou simplesmente excluí-las).

O profissional, o líder e a equipe, funcionando como um todo, devem focar nas coisas importantes. Ou seja, coisas que de fato vão trazer resultados para o indivíduo, o grupo e a empresa.

Simples, mas não é fácil! Administrar o tempo é treino, é disciplina e não é algo exclusivamente profissional. Uma boa gestão do tempo é para a vida como um todo.

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Cuidado ao contratar seu futuro colaborador

Hoje em dia, a internet facilita a busca de profissionais no mercado através da rede de
relacionamentos (networking) e das redes sociais. Na hora de contratar os melhores profissionais, muito além de utilizar o “feeling” do contratante e as indicações (famoso QI), é necessário que seja feito um processo seletivo eficaz, através de metodologias e ferramentas comprovadas e eficientes.
O conhecimento, as habilidades e o comportamento dos candidatos precisam estar alinhados à missão, visão e valores da empresa,

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Depoimentos

Alexandre Ribas – Executivo de TI

"O atendimento foi de uma profissional bem preparada e com conhecimento. Atendeu minhas expectativas...





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